Código: | AF19 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | EST | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho |
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Corpo docente: |
Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho Marta Patricia Arguello Arguello |
Português
Pretende-se que os estudantes consigam:
-conhecer as dinâmicas dos serviços que apoiam a infância e 3ª idade: creche; jardim de infância; apoio domiciliário a idosos; apoio a crianças com NEE;
-interagir com os membros da família e da comunidade;-
-comunicar e colaborar com profissionais cooperantes;
- saber usar fundamentação de natureza pedagógica na construção da sua intervenção;
-desenvolver competências de observação e de análise crítica das práticas presenciadas, com base em conhecimentos gerais da Pedagogia da Infância e do envelhecimento;
-conhecer e saber aplicar as metodologias de planeamento da intervenção social no apoio à familia;
-revelar capacidade de reflexão sobre situações reais observadas e sobre a sua própria prática profissional.
1. A construção social das profissões:
-As profissões de trabalho social
-A ética e a deontologia na intervenção social
-Construção da identidade profissional como processo social, institucional e individual.
2. Metodologia de trabalho de projeto
-Conceito de projeto
-Fases do trabalho de projeto
3. Metodologias de reflexão
-Reflexão ao longo do processo de intervenção
-Diários, portfólios, fóruns profissionais e outros instrumentos de reflexão profissional
- Formação ao longo da vida.
Os conteúdos programáticos permitem suportar as aprendizagens que são necessárias desenvolver nos diferentes contextos de estagio apelando para conteúdos de aplicação comum a diferentes contextos como é exemplo o trabalho de projecto.
O ensino é individualizado uma vez que a Unidade Curricular não tem um horário semanal atribuído no segundo semester. Os diferentes temas são abordados em função das necessidades de cada estudante. São abordados teoricamente e feita a ligação com os problemas práticos que se identificam nos locais de estágio.
As metodologias de ensino suportam os objectivos de aprendizagem da UC uma vez que são adaptadas aos contextos de estágio de cada estudante, logo às diferentes aprendizagens que necessitam de fazer.
O acompanhamento dos trabalhos durante o estágio, e para a
discussão do relatório é feito em regime de tutoria.
¬ Espera-¬se que cada estudante:
(a) seja assíduo e pontual; (b) participe na discussão preparatória do estágio; (c) esteja preparado para prever problemas e apresentar soluções; (d) execute o plano de estágio; e) elabore e apresenta o relatório e dossier de estágio.
Os parâmetros de avaliação são dados à entidade que faculta o Estágio e apresentados aos estudantes nas sessões presenciais preparatórias do estágio.
Elementos de avaliação:
a) Presença; b) Assiduidade; c) Realização do Relatório de Estágio; d) Apresentação e defesa do Relatório de Estágio; e) Elaboração e apresentação do Dossier de Estágio; f)Avaliação qualitativa do Supervisor edo Orientador de estágio; g) Exame – reapreciação do Relatório de Estágio reformulado necessárias 700 horas presenciais a efectuar no local de estágio
O estágio curricular tem a duração de 700 horas a tempo inteiro
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